Blog da Somapay >

Como a Somapay simplificou a g...

Como a Somapay simplificou a geração de contracheque digital para mais de 1.000 empresas

8 de novembro de 2022

Gestão de Pessoas

Os clientes da Somapay têm claro em suas estratégias que precisam tornar mais fácil e rápida a geração dos processos financeiros, principalmente aqueles ligados à folha de pagamentos.

É um fato comprovado internamente pela nossa equipe que conseguimos reduzir em até 90% o tempo gasto no processo de pagamento da folha salarial dos colaboradores dos nossos clientes.

Ao todo, já atingimos mais de 150.000 trabalhadores! Eles aproveitam os benefícios que a Somapay oferece e seguem tranquilos para acessar seu aplicativo via celular, para ver seu contracheque digital, consultar saldo ou extrato da conta, fazer recargas e saques em bancos 24h.

A Somapay nasceu para somar! Há 7 anos chegamos para gerar bem-estar financeiro para trabalhadores dos departamentos financeiros e pessoal das empresas. Simplificar, integrar e gerar inteligência é a nossa missão!

E fomos além! Todo benefício gerado às empresas recaem aos seus colaboradores! Estamos aqui para desburocratizar o acesso às informações deles próprios. Exemplo disso é nossa funcionalidade de contracheque digital.

Te convidamos a conhecer o antes e depois de uma empresa que escolheu a Somapay para simplificar esse processo. Observe!

Contracheque digital antes e depois da Somapay

A transformação digital é uma realidade nas empresas. Ela traz consigo a possibilidade de redução de custos, a sustentabilidade ao substituir papel por versões digitais de arquivos e modernidade de processos.

O contracheque é um documento oficial emitido pelas empresas para registrar todos os pagamentos devidos a seus funcionários. Ele registra toda a descriminação da remuneração e descontos que um colaborador tem direito e dever, como, por exemplo:

  • Salário base;
  • Horas extras;
  • DRS;
  • Comissão;
  • Adicional noturno e/ou insalubridade;
  • INSS;
  • Imposto de renda;
  • Vale-transporte;
  • Vale-refeição ou desconto de alimentação;
  • Coparticipação de plano de saúde,
  • Desconto de pensão alimentícia;
  • Desconto de antecipação salarial;
  • FGTS;
  • Férias;
  • 13º salário.

O Departamento Pessoal e Financeiro das empresas são os grandes responsáveis pela geração dos dados que compõem o contracheque.

Cabe ao DP reunir todas as informações relacionadas às presenças, faltas injustificadas, apuração de horas extras, adicionais cabíveis e descontos. Já o Financeiro é o responsável pela efetivação da folha de pagamento salarial, depósito em conta e geração dos comprovantes em forma de contracheque.

Acontece que…

Antes da Somapay entrar no caminho das empresas, muitas delas optavam por gerar os contracheques dentro dos sistemas sem integração que possuíam, fazer a impressão de cada um deles (sempre em 2 cópias, uma para a empresa e outra para o colaborador) e colher assinatura por assinatura dos funcionários para comprovar que eles tiveram acesso ao documento.

Percebe como o processo era extremamente operacional, demorado, burocrático e ineficiente?

Gastos com papel, tinta, tempo de alguém do DP para receber ou ir atrás de cada um dos funcionários, necessidade de espaço para armazenamento físico das pastas de documentos de funcionários… 

Então, a Somapay buscou entender a realidade do DP e percebeu que é possível tornar o processo automatizado e oferecer mais tempo para que, esse mesmo funcionário que antes ia atrás dos outros colaboradores da empresa, gerasse mais inteligência a partir de análises.

A plataforma Somapay possui diversas integrações e está a 1 clique das empresas e dos funcionários. Através de um app de celular, o colaborador consegue acessar o contracheque digital na hora que desejar!

Benefícios de usar contracheque digital na empresa

O bem-estar financeiro de uma empresa pode ser conquistado por você de formas variadas: tendo lucratividade, rentabilidade, caixa disponível, aplicações…

Cada uma dessas vantagens é conquistada quando há 2 elementos básicos nos profissionais que trabalham:

  1. Conhecimento;
  2. Tempo.

Com conhecimento é possível ter acesso à informação de qualidade que ensina a fazer processos rotineiros de forma objetiva, prática e útil. O tempo é otimizado quando o conhecimento assertivo é posto em prática e passa a ser utilizado de forma menos operacional e mais estratégica.

Dentre os principais benefícios de utilizar contracheque digital na sua empresa, listamos os que consideramos mais relevantes para nossos clientes Somapay:

Velocidade

A Somapay sabe que ganhar tempo para fazer atividades mais estratégicas é o sonho de consumo dos colaboradores dos Departamento Pessoal e Financeiro. Por isso, garantimos que ao escolher a nossa solução para o seu dia a dia, o ganho de tempo será real!

Isso acontece porque, atualmente, a plataforma da Somapay possui integração com diversos ERPs – Enterprise Resourcing Planning – que conectam o sistema de folha de pagamento à plataforma. Conheça alguns deles:

  • Fortes;
  • TOTVS;
  • Micromoney;
  • Outros.

Segurança

A tecnologia possibilita muitos avanços! Entretanto, ela também gera a desconfiança de utilizar plataformas que possam vazar dados ou apresentar instabilidades durante a jornada de trabalho.

Por se tratar de áreas que possuem acesso a muitos dados sensíveis, e que precisam estar adequados à LGPD, o DP e o Financeiro precisam ter mais controle e segurança das informações na gestão e integração dos recursos. 

Desburocratização

Dar acesso às informações apenas para as pessoas que devem ter direito a elas é uma preocupação que as empresas precisam ter cada dia mais. Atualmente, os funcionários precisam ter acesso rápido às suas informações sem precisar ir até o setor de Gestão de Pessoas.

Tornar os processos mais simples e dar autonomia para que os colaboradores consultem seu contracheque digital tem 2 ganhos principais: menor tempo do DP dedicado a dar informações individualmente aos colaboradores e independência dos funcionários na busca por seus próprios dados.

Como acessar o contracheque digital Somapay

É muito simples! O DP e o Financeiro conseguem efetuar o pagamento da folha e disponibilizar o contracheque online dos colaboradores, que ficará disponível para consulta no app Somapay!

Para consultar o contracheque, basta que o funcionário siga os passos abaixo:

Passo 1: Acesse o app Somapay

Passo 2: Clique na opção “Contracheque”

Passo 3: É possível escolher as opções “Ver salários”, “Ver férias” ou “Demonstrativo de IR”. Clique em “Ver salários”

Passo 4: Verificar informações como: salário bruto, salário líquido, cada um dos descontos feitos no contracheque online Somapay

Também é possível conferir um vídeo na íntegra em nosso canal do Youtube: Entenda como visualizar seu contracheque no app da Somapay.

Quer entender como a Somapay pode gerar o bem-estar financeiro da sua empresa? Solicite uma proposta personalizada aos nossos consultores e ganhe tempo para ser menos operacional!